FAESP alerta aos produtores rurais sobre o risco representado por pacotes de sementes enviados aleatoriamente, vindos provavelmente do exterior.

 

Leia Abaixo:

 

FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Estado de São Paulo

Rua Barão de Itapetininga, 224 – Centro – CEP: 01042-907 - São Paulo/SP - Telefones: (11) 3121-7233 / 3125-1333 / 3258-7233 Site: www.faespsenar.com.br / WhatsApp: (11) 94710-8788 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Instagram: @faesp_senarsp

CIRCULAR N° 30/2020 São Paulo, 18 de setembro de 2020.

Senhor Presidente

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, sempre atenta as questões de interesse dos produtores rurais paulistas, vem por este intermédio informar Vossa Senhoria sobre os recentes casos veiculados na mídia que dão conta de que pacotes ou envelopes de sementes têm sido enviados sem a solicitação do destinatário, por meio de empresas de comércio eletrônico.

Diante dos riscos que material genético ou sementes clandestinas representam para as lavouras paulistas, a FAESP faz um alerta para que, no caso de recebimento, as embalagens não sejam abertas e o conteúdo não seja manipulado. A pessoa que receber deve imediatamente contatar o órgão de defesa agropecuária e/ou a Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que tomará as devidas providências.

A Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está localizada na Rua Treze de maio, 1558 - Bela Vista, São Paulo – SP, e pode ser contatada pelo telefone: (11) 3289-4379.

A FAESP reforça suas orientações para que o produtor adquira sementes por meio de canais autorizados de venda, por questões de biossegurança, de modo a evitar a entrada de pragas ou doenças exóticas no país.

O Brasil tem um rigoroso sistema de controle sanitário e a importação de material genético ou sementes sem autorização e os devidos trâmites legais tem o potencial de causar severos danos à economia agrícola nacional.

Tendo em vista a relevância do assunto, contamos com o apoio de Vossa Senhoria para dar ampla divulgação da presente circular junto aos produtores rurais da região.

Atenciosamente,

FÁBIO DE SALLES MEIRELLES

Presidente

"PLANTE, CULTIVE E COLHA A PAZ"

DE/CSB/emb