A nobre missão de defender a atividade agropecuária
Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza*
É motivo de grande satisfação e alegria recebe-los hoje, aqui, neste ambiente festivo e momento não menos solene em que comemoramos a posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, eleita para o triênio julho de - 2015 a julho de 2018.
Foram empossados, juntamente conosco, os dinâmicos amigos e líderes rurais que, orgulhosamente, passo a nominar: Genésio Abadio de Paula e Silva, Manoel Carlos Azevedo Ortolan, Francisco Ignacio da Silva Neto, Eduardo b. Soares de Oliveira,Ciro Nigro Engracia de Oliveira, Sergio Cardoso de Almeida filho,Heino Talvio Barbosa Tavares,Luiz Ademar Bavaresco, Geraldo Zanetti, Atilio Benedini Neto,Eduardo Cezarino de Oliveira,Edvard Fernando Zaparolli,
Ana Maria de Faria,Francisco Cesar Urenha, Hugo Evaristo Benedini e Luiz Felipe do Val.
Nossos votos são para que possamos cumprir, com acerto e dedicação, o mandato que nos foi confiado certos de que, com nossos esforços e firmeza de propósitos, cumpriremos fielmente a nobre missão de defender a classe e a atividade agropecuária de nossa região.
Muito embora saibamos das sérias dificuldades ora enfrentadas pelo nosso país, tanto no campo da política quanto no da economia, com graves reflexos para a cruciante questão social, nos dispomos sempre a colaborar por dias melhores, especialmente neste periodo pós eleitoral em que parece vir à tona, com maior transparência, os recônditos problemas até então encobertos num lamaçal de enfadonhas mentiras e asfixiantes engodos.
Evidentemente, mesmo que a classe produtora rural ainda continue cumprindo galhardamente o seu papel, mais uma vez estampado num já esperado recorde de produção agricola, tambem a agropecuária, diante deste quadro de turbulências e de falta de segurança, vem padecendo por suas carências já tão decantadas, e, porque não consegue receber do poder publico, o devido e necessário tratamento que merece, mercê do que sempre representou e ainda hoje representa com maior ênfase, não só para a economia nacional mas, efetivamente, para a construção de uma paz social duradoura, como fonte geradora de riquezas e promotora de empregos.
Mas hoje... Eu não quero mais falar disso. Não é momento de se rememorar problemas e dificuldades e nem tampouco permanecer com reclamações por faltar isso ou aquilo, ou pelo excesso de obrigações impostas aos nossos produtores rurais, transformados em alvos por tantos descuidos governamentais.
Hoje, como sugere a ocasião, eu quero apenas lembrar que, apesar de tudo, ainda existe um céu soberano, calmo, azul e límpido encontrando o horizonte, de onde Deus todo poderoso, certamente está a nos abençoar.
Quero lembrar que ainda temos a capacidade de sorrir e de estender as mãos aos nossos semelhantes e, felizmente, temos também o privilégio de fazer amigos e encontra-los, com grande alegria no coração, neste momento ímpar e de raro significado, em que com grata honra homenagearemos nossos velhos moços amigos e leais companheiros, os sempre líderes Flavio Prudente Correa e José Eduardo Dutra de Oliveira.
Cumpre-me enfatizar que estes dois brilhantes líderes, ilustres produtores rurais e amigos sinceros, que trilharam conosco a espinhosa, porém gratificante estrada da representação classista agropecuária, quer quando na diretoria do sindicato rural, quanto nos quadros da associação rural de Ribeirão Preto e região, sempre responderam positivamente aos reclamos da classe e ao nosso chamamento enquanto presidente de nossas entidades de representação, jamais se furtando a colaborar para o bom equacionamento das dificuldades e vicissitudes vivenciadas, tudo em favor da justa causa de nossa produção rural, que em última análise favorece e beneficia a toda a sociedade.
É, portanto, num ato de reconhecimento aos seus próprios méritos e esforços, que estaremos prestando justas e merecidas homenagens aos nossos ilustres amigos e sempre presidentes, Flavio e Jose Eduardo.
Por fim, quero agradecer penhoradamente a presença e o prestígio de todos quantos aqui vieram, especialmente às competentes e gentis autoridades, que ao lado dos dignos representantes de associações e sindicatos rurais, de nossos diretores ora empossados, dos ilustres representantes da imprensa e dos demais amigos e familiares, muito nos honram e abrilhantam nossa festa.
*presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto (discurso de posse)